Ensaio de Dobramento

Compartilhe

Informações sobre os serviços de

Ensaio de Dobramento

As soluções de Ensaios por Dobramento da Excelsior consiste em dobrar um corpo de prova, isto é, a deformação é predominantemente plástica e o material é dúctil, utiliza-se uma barra de seção transversal constante, que pode ser circular, retangular ou tubular, assentado em dois apoios afastados a uma distância especificada em função das dimensões do corpo de prova (CP), por intermédio de um cutelo, que aplica uma força no centro do corpo de prova até que atinja um ângulo de dobramento.

Se houver trincas ou fissuras na região de dobra ou não for atingido o ângulo de dobramento especificado o resultado do ensaio será inválido. Uma grande vantagem do ensaio de dobramento é que a carga aplicada não precisa ser medida, com o dobramento obtém-se uma indicação qualitativa da ductilidade do material, devido a sua simplicidade, esse tipo de ensaio é amplamente utilizado.

Para barras de aço estruturais e barras soldadas, o ensaio de dobramento é bastante aplicado, pois barras de aço na construção civil devem suportar dobramentos severos e barras soldadas, qualificar a solda e habilidade técnica dos soldadores.

Equipamentos para Ensaios de Dobramento

Aqui na Excelsior prezamos pelo profissionalismo, transparência e compartilhamento de conhecimentos.

O ensaio de dobramento pode ser realizado em uma máquina universal de ensaios, que permite realizar diferentes ensaios mecânicos.

A máquina pode ser hidráulica ou eletromecânica, cada tipo com suas vantagens, a hidráulica tem maior capacidade total de aplicação de carga, enquanto a eletromecânica permite maior controle sobre a velocidade de aplicação da carga.

O cutelo de diâmetro D é responsável pela aplicação da carga, que varia de acordo com a intensidade do ensaio em função do material e espessura do CP.

No dobramento guiado, o CP é sustentado por dois outros cutelos, a uma distância especificada de acordo com as condições do ensaio, além de apoiar, eles sustentam os braços do corpo de prova à medida que ele é dobrado, por isso, esses cutelos de apoio são devidamente lubrificados para minimizar ao máximo os efeitos do atrito no ensaio. Para dobramento semiguiado, o apoio é simples, apenas sustenta ou engasta o CP em uma extremidade, por fim, para dobramento livre os apoios e cutelos podem variar bastante de acordo com a necessidade.

O ângulo de dobramento determina a severidade do ensaio, geralmente de 90°, 120° e 180°. Quanto mais severo é o ensaio de dobramento, maior o diâmetro do cutelo para facilitar o dobramento.

Processos de Dobramento

Existem três processos de realizar o ensaio:

  • Dobramento livre;
  • Dobramento semiguiado;
  • Dobramento guiado;

No dobramento livre a força é aplicada nas duas extremidades do CP, sem aplicação no centro ou na zona de dobramento máximo.

No dobramento semiguiado, uma das extremidades do CP é engastada e a tensão é aplicada em outro ponto da barra, além disso, os apoios nesse caso tem apenas a função de sustentar a barra e não de guiar o dobramento, conforme ocorre no dobramento guiado.

Saiba mais sobre ensaio de dobramento! Entre em contato com os profissionais na Excelsior.

Está precisando desse serviço?

Solicite uma Proposta

Confira algumas das regiões que a Excelsior Inspeções oferece

Soluções em Ensaio de Dobramento