Partícula Magnética

Início  >  Serviços  >  Ensaios Não Destrutivos

Compartilhe

Informações sobre os serviços de

Partícula Magnética

Os serviços de Partículas Magnéticas da Excelsior são executados por profissionais altamente capacitados para detectar descontinuidades superficiais e subsuperficiais em materiais do tipo ferromagnéticos.

Ao aplicar a solução no material, conseguimos detectar defeitos e avarias, tais como trincas no material e na soldagem, inclusões, gotas e juntas fria, dupla laminação, dobramentos, segregações e falta de penetração.

Você sabe o que são Partículas Magnéticas?

Aqui na Excelsior prezamos pelo profissionalismo, transparência e compartilhamento de conhecimentos.

A Partícula Magnética nada mais é que um produto desenvolvido a partir do pó de ferro ou óxido de ferro, com a propriedade de ser visível ou fluorescente, em pó seco ou diluído em soluções preparadas, utilizado para a detecção de descontinuidades superficiais ou subsuperficiais em materiais ferromagnéticos (como mencionado acima), elaborado para ser utilizado na realização da Inspeção por Partículas Magnéticas, um método de Ensaio Não Destrutivo.

Hoje existem diferentes tipos de partículas magnéticas, dentre elas são: 

  • Método Seco / Visível
  • Método Úmido / Visível
  • Método Úmido / Fluorescente

Fale ainda hoje com os especialistas da Excelsior Consultoria & Inspeções e veja qual mais se adapta às suas necessidades. Estamos prontos para atendê-lo e oferecer as melhores soluções para o seu negócio!

Vantagens da Inspeção por Partículas Magnéticas

Inúmeras são as vantagens em contratar os serviços de Inspeção por Partículas Magnéticas da Excelsior Consultoria & Inspeções. Vamos abordar a seguir as principais:

De imediado, a primeira vantagem da inspeção por partículas magnéticas está em ser uma solução ágil e simples em sua aplicação, podendo economizar tempo para que a indústria volte às suas atividades normais. Outra vantagem está na sensibilidade da detecção de indicações sub e superficiais do produto.

As indicações surgem na mesma peça em que está praticando o ensaio. Em alguns casos, o método pode ser funcional em camadas contaminantes ou recobrimentos de pequenas espessuras. O método de ensaio por partículas magnéticas é super viável para a automação e inspeção de produção em alto volume.

Agora, para finalizar o tópico de vantagens de inspeções por partículas magnéticas, é bom lembrar que esse tipo de serviço possui um valor mais acessível e eficiente em relação a outros métodos de controle de qualidade. 

Limitações da Inspeção por Partículas Magnéticas

Agora que você já conheceu as vantagens da inspeção por partículas magnéticas da Excelsior, vale lembrar que esse serviço também tem suas limitações.

Para que possamos oferecer e aplicar a solução de ensaio por partícula magnética, o material deve ser ferromagnético, oferecer potencial variação e limitações para a detecção de indicações na superfície, a direção do campo magnético deve cruzar com a dimensão principal da descontinuidade. Caso a peça a ser ensaiada tenha uma geometria complexa, pode apresentar problemas para a determinação adequada de amperagem e intensidade do campo magnético.

Após sua inspeção, é necessário desmagnetizar a peça com frequência. Se você ficou com alguma dúvida se o serviço de inspeção por partículas magnéticas é o essencial para você neste momento, fale com nossos atendentes.

Sobre a Indicação Linear

A Indicação Linear é considerada qualquer indicação cujo o comprimento seja ao menos três vezes maior que sua largura. Veja um exemplo: (Comprimento = 3 x > Largura).

Está precisando desse serviço?

Solicite uma Proposta

Confira algumas das regiões que a Excelsior Inspeções oferece

Soluções em Partícula Magnética

Todo o conteúdo textual desta página foi elaborado pelos profissionais da agência #IssoQueÉMarketing e mantém seus direitos reservados. Portanto, sua reprodução parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Crime de violação de direito autoral previsto no Artigo 184 do Código Penal – Lei 9610/98 – Lei de Direitos Autorais.