Inspeção Inicial

Início  >  Serviços  > 

Compartilhe

Informações sobre os serviços de NR-13

Inspeção Inicial

Em 28 de abril de 2014, a Norma Regulamentadora NR-13 registrou a importância em realizar inspeções iniciais em equipamentos novos antes de utilizá-los, essa inspeção garante operações seguras de equipamentos pressurizados, vindo a corrigir possíveis falhas antes mesmo da operação.

Assegure que seus novos equipamentos ofereçam melhores rendimentos e evite imprevistos! Conte com o time de especilaistas da Excelsior Consultoria & Inspeções para aplicar as soluções de Inspeção Inicial.

Os serviços de inspeção incial da Excelsior Consultoria & Inspeções são classificados dentro da Norma Regulamentadora NR-13, onde são aplicados somente em novos equipamentos, ou seja, equipamentos que nunca entraram em operação. Caso o equipamento já tenha sido instalado e está operando sem que tenha realizado a inspeção inicial, recomendamos que seja solicitado o serviço de Inspeção Extraordinária, onde será elaborado uma reconstitução do prontuário.

Na Excelsior também oferecemos o serviço de inspeção extraordinária, acesse a página de serviços da norma regulamentadora NR-13 para mais detalhes.

Para caldeiras, a NR-13 deixa claro que a inspeção inicial deve compreender o exame interno, seguido de teste de estanqueidade e exame externo, enquanto para vasos de pressão deve compreender os exames externo e interno.

Vale lembrar que, na falta da comprovação de documentos da realização, por parte do fabricante do Teste Hidrostático de fabricação, este deve ser realizado durante a inspeção inicial, tanto para caldeiras como para vasos, seguindo a risca todos os procedimentos dos respectivos códigos de construção. A comprovação documental do Teste Hidrostático de fabricação é normalmente constituída pelo relatório de teste hidrostático e deve ser fornecido pelo fabricante como parte do prontuário da caldeira ou do vaso de pressão, conforme 13.4.1.6(a) e 13.5.1.6(a) respectivamente. Contudo, é importante frisar que a realização do exame interno não é opcional, mas sim obrigatória, e, na impossibilidade física de acesso visual deve ser substituído pela realização de outros exames não destrutivos e metodologias de avaliação da integridade, a critério do PH, baseados em normas e códigos aplicáveis à identificação de mecanismos de deterioração, conforme 13.5.4.6. Neste caso cabe ao PH não a opção de realizar ou não outros ensaios, mas a decisão por quais ensaios realizar na impossibilidade do exame interno (ou mesmo externo).

Etapas da Inspeção Inicial

Os serviços de inspeção inicial da Excelsior Consultoria & Inspeções seguem as seguintes etapas:

  • Verificamos se toda a documentação de fabricação foi devidamente fornecida e atende a todos os requisitos da NR-13 (norma regulamentadora) e do código de fabricação, garantindo que o equipamento foi bem fabricado;
  • Verificamos se o vaso foi adequadamente transportado e instalado, não tendo sofrido qualquer dano, garantindo a integridade estrutural do equipamento;
  • Verificamos o estado inicial do equipamento, através da medição de espessuras. Um retrato inicial que servirá de referência para, nas futuras inspeções, permitir a avaliação de danos e da vida remanescente;
  • Verificamos se foi aplicado a correta instalação dos instrumentos e dispositivos de segurança, como manômetros e PSVs;
  • Iniciamos a contagem de tempo para as inspeções periódicas prescritas na NR-13;

Na Excelsior prezamos pela transparência e profissionalismo para oferecer sempre as melhores soluções. Se você encontrar alguma dúvida sobre inspeção inicial ou qualquer um de outros nossos serviços, fale conosco através de um de nossos canais de atendimento. Será um prazer poder atendê-lo!

Está precisando desse serviço?

Solicite uma Proposta

Confira algumas das regiões que a Excelsior Inspeções oferece

Soluções em Inspeção Inicial